logo AzMina
8 de março de 2024

AzMina lança Manual de Fuga e auxilia mulheres a traçar plano de saída da violência doméstica

Ter acesso a informações seguras, se sentir acolhida, saber como e onde procurar ajuda são as principais dificuldades apontadas por mulheres em situação de violência ou que já conseguiram romper com o ciclo. AzMina entende as complexidades que envolvem relações abusivas e que, na construção de uma saída do ciclo, “cada passo importa”. Por isso, o PenhaS, aplicativo gratuito que há cinco anos  oferece diversas ferramentas de auxílio a mulheres em situação de violência, ganha uma nova funcionalidade: o Manual de Fuga. Para baixar ou atualizar o PenhaS, basta acessar as lojas virtuais Play Store e Apple Store.

O Manual de Fuga é uma ferramenta gratuita e automatizada, que tem como finalidade principal auxiliar mulheres  a planejarem uma rota segura de fuga do ambiente doméstico violento. Ao acessar a funcionalidade e interagir com um chat automatizado, a mulher terá em suas mãos instruções básicas de proteção, segurança pessoal, orientações jurídicas, entre outras necessárias para o rompimento do ciclo de violência.

A ferramenta contempla  assuntos essenciais para elaboração do plano, como itens básicos para a fuga; segurança pessoal; bens e renda; crianças, adolescentes e dependentes, além de ações para o momento de saída, que inclui as possibilidades de transporte. 

Após o preenchimento, que tem duração média de 20 minutos, a usuária recebe, imediatamente, uma lista de ações e orientações, gerada de forma personalizada, a partir do seu próprio contexto de vida. A lista final de instruções permanece disponível no aplicativo por tempo indeterminado, podendo ser consultada e alterada posteriormente.

No total, a ferramenta reúne aproximadamente 130 instruções, que vão desde quando e como acionar a polícia, passando por orientações para a produção provas jurídicas, pedido de medida protetiva e consulta aos serviços públicos de rede de apoio, até decisões mais cotidianas em uma eventual mudança de residência, como organização de documentos, da agenda de contatos do celular, dicas de defesa em meio à discussões ou ameaça de agressão, entre outros. 

Segundo Marília Moreira, diretora de operações e tecnologia do Instituto AzMina, quando se fala em proteção e rompimento de um ciclo de violência no país, todas as dicas são válidas. “Desde 2019, passamos a compilar relatos de mulheres que conseguiram sair de relacionamentos abusivos. Entendemos que a mulher que convive com o agressor, mais do que ninguém, sabe os riscos que corre.  Outro importante aprendizado é que, nesta temática, nada é óbvio, principalmente em momentos de grande estresse”, pondera.

Manual de Fuga: contra a violência doméstica, cada passo importa

Ação conectada com a realidade

O Manual de Fuga reforça a disposição do Instituto AzMina que, desde 2015, se dedica ao combate da crescente violência de gênero no Brasil. 

Dados da pesquisa nacional DataSenado de 2023, divulgados em fevereiro deste ano, apontam que somente 24% das mulheres brasileiras conhecem bem a Lei Maria da Penha, um dos principais instrumentos de defesa e garantia de direitos das mulheres no Brasil. 

Em contrapartida, 68% das brasileiras têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica, sendo a violência física a mais presente na realidade das mulheres (89%). A pesquisa DataSenado ouviu mais de 21 mil mulheres nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

“O rompimento do ciclo de violência é composto de diversos passos e, em muitos casos, demora anos. Ao superar a vergonha e compartilhar a situação com alguém, a mulher está dando um primeiro passo muito importante para a saída do ciclo de violência”, acrescenta Mari Leal, gerente do PenhaS. 

O Manual de Fuga é uma realização do Instituto AzMina, com financiamento do Numun Fund, e parceria de desenvolvimento de tecnologia do AppCívico.

Como usar o Manual de Fuga:

  1. Baixe o aplicativo PenhaS nas lojas para Android e Iphone (IOS)  e se cadastre.
  2. Acesse o Menu e clique em Manual de Fuga.
  3. Complete as informações solicitadas durante as interações e aguarde as recomendações.

Mais sobre o PenhaS 

Lançado em 2019, o aplicativo PenhaS atua a partir dos pilares da informação de qualidade, acolhimento e ajuda às mulheres que buscam a ferramenta. As cerca de 14 mil usuárias cadastradas, e que já acessaram a ferramenta pelo menos uma vez, têm à disposição uma série de recursos, além do Manual de Fuga. Entre eles estão o feed interativo que permite conexão e troca entre usuárias; atendimento individual e sigiloso com uma profissional experiente em atendimento a mulheres em situação de violência; mapa de pontos de apoio; botão de Pânico; cadastro de “guardiões”, entre outras. 

* As opiniões aqui expressas são da autora ou do autor e não necessariamente refletem as da Revista AzMina. Nosso objetivo é estimular o debate sobre as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Somos movidas por uma comunidade forte. Falta você!

AzMina ajudou a revolucionar a cobertura de gênero no jornalismo brasileiro nos últimos 6 anos. Com informação e dados, discutimos temas tabus, fazemos reportagens investigativas e criamos uma comunidade forte de pessoas comprometidas com os direitos das mulheres. Muita coisa mudou nesse meio tempo (feminicídio deixou de ser “crime passional” e “feminista” xingamento), mas as violências contra as mulheres e os retrocessos aos nossos direitos continuam aí.

Nosso trabalho é totalmente independente e gratuito, por isso precisamos do apoio de quem acredita nele. Não importa o valor, faça uma doação hoje e ajude AzMina a continuar produzindo conteúdo feminista que faz a diferença na vida das pessoas. O momento é difícil para o Brasil, mas sem a nossa cobertura, o cenário fica ainda mais tenebroso.

FAÇA PARTE AGORA