logo AzMina
Prêmios

Prêmios e Homenagens

Atuando desde 2015 na defesa dos direitos das mulheres, AzMina teve seu trabalho reconhecido por importantes prêmios do Brasil e do mundo

Prêmio Roche de Periodismo en Salud 2023

A Revista AzMina recebeu a menção honrosa na categoria Cobertura Diária do Prêmio Roche pela temática “Desafios frente à atenção sanitária” . O trabalho homenageado foi a vasta cobertura Pelo direito ao aborto legal e seguro”, que inclui uma série de  reportagens sobre a lotação das unidades de saúde e o atendimento às mulheres que acabaram de fazer um aborto, bem como sobre a restrição de medicamentos abortivos e projetos de lei no Congresso Nacional que vão contra os direitos das mulheres.  

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina com o Secretariado Técnico da Fundação Gabo, que promove a excelência jornalística na cobertura de temas de saúde na América Latina.

Prêmio Rompa

O PenhaS, projeto de enfrentamento à violência contra a mulher do Instituto AzMina, conquistou o primeiro lugar na categoria Sociedade Civil do Prêmio #Rompa 2021, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

Prêmio 99 de Jornalismo

O podcast Futurar, uma produção da Revista AzMina em parceria com o Nós, Mulheres da Periferia, conquistou o segundo lugar da categoria Profissionais do Jornalismo do Prêmio 99 de Jornalismo. O episódio premiado foi o terceiro da série, que tratou sobre o futuro das tecnologias por mulheres negras.

Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2021

O MonitorA, observatório de violência política de gênero nas redes sociais, projeto da Revista AzMina e do InternetLab, foi um dos vencedores do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2021, principal premiação na área de jornalismo de dados no país. O júri destacou a “abordagem original, completa, relevante e um grau de complexidade raro nos trabalhos jornalísticos guiados por dados”.

Prêmio Respeito e Diversidade

O Instituto AzMina venceu as duas modalidades do Prêmio Respeito e Diversidade do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2021. Na modalidade sociedade, AzMina ficou em 3° lugar com o PenhaS, nosso app de combate à violência contra a mulher. Na categoria imprensa, a jornalista Júlia de Miranda levou o 2° lugar com a reportagem d’AzMina “Heroínas negras do Brasil: cinco mulheres que todos devem conhecer”.