17º Prêmio Mulher Imprensa 2023
A Revista AzMina estava concorrendo ao 17º Prêmio Mulher Imprensa na categoria Programa ou Série Audiovisual de jornalismo com a websérie Por Elas, Por Nós e ganhou com mais de 44% dos votos.
Atuando desde 2015 na defesa dos direitos das mulheres, AzMina teve seu trabalho reconhecido por importantes prêmios do Brasil e do mundo
A Revista AzMina estava concorrendo ao 17º Prêmio Mulher Imprensa na categoria Programa ou Série Audiovisual de jornalismo com a websérie Por Elas, Por Nós e ganhou com mais de 44% dos votos.
Em 2023, a 12ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos a premiação bateu recorde de inscrições, com 371 trabalhos inscritos. O Penhas ficou entre os cinco finalistas da categoria Práticas Humanistas, o que lhe rendeu a menção honrosa. A premiação tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular e homenagear as ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área.
O Instituto AzMina recebeu uma menção especial no Prêmio Generosas 2023 na categoria Violência de Gênero por conta do projeto PenhaS. Promovido pela organização Ellas, o Prêmio Generosas visa fortalecer o avanço dos direitos das mulheres na América Latina e no Caribe através do desenvolvimento da filantropia comunitária com perspectiva de gênero.
A Revista AzMina recebeu a menção honrosa na categoria Cobertura Diária do Prêmio Roche pela temática “Desafios frente à atenção sanitária” . O trabalho homenageado foi a vasta cobertura “Pelo direito ao aborto legal e seguro”, que inclui uma série de reportagens sobre a lotação das unidades de saúde e o atendimento às mulheres que acabaram de fazer um aborto, bem como sobre a restrição de medicamentos abortivos e projetos de lei no Congresso Nacional que vão contra os direitos das mulheres.
O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina com o Secretariado Técnico da Fundação Gabo, que promove a excelência jornalística na cobertura de temas de saúde na América Latina.
O PenhaS, projeto de enfrentamento à violência contra a mulher do Instituto AzMina, conquistou o primeiro lugar na categoria Sociedade Civil do Prêmio #Rompa 2021, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).