Na redação d’AzMina, entre nossas amigas, conhecidas e em todos lugares onde transitamos, a gente tem ouvido as mulheres dizerem que estão exaustas. Parece que, mais do que nunca, sobreviver aos últimos anos colocou nossa saúde física e mental à prova. O problema é que ainda precisamos lutar – e muito – por nossas vidas e direitos aqui no Brasil. Mas como fazer isso se estamos exaustas?
“Cuidar de mim mesma não é autoindulgência. É autopreservação, um ato de luta política”, já disse Audre Lorde e nós concordamos muito. Autocuidado é ferramenta política, muito importante para o feminismo e para o trabalho que AzMina faz, levando informação, dados e escuta para milhares de mulheres.
É por isso que lançamos hoje a campanha “Cuidar de si para lutar por todas”. Em 2022, AzMina vai falar muito de política sim, pois é ano eleitoral, mas também falaremos de autocuidado, bem-estar e saúde mental. Atingir R$ 25.000 de arrecadação mensal é a meta da nossa nova campanha de financiamento recorrente, com o objetivo de ampliar a produção de conteúdo d’AzMina e garantir que autocuidado e tudo que isso representa continuem na nossa pauta em 2022.
Queremos publicar conteúdos que tragam debates e ferramentas para as mulheres brasileiras cuidarem de si. Com os recursos da campanha, vamos continuar discutindo como se proteger da violência digital, como a falta de sono afeta as mulheres, por que nós somos as mais atingidas pela depressão, transtornos alimentares e sobrecarga do cuidado e da maternidade. E vamos refletir sobre como essas questões nos tiram dos espaços públicos e da possibilidade de lutar pelo que queremos. Tudo isso daquele jeitinho AzMina de ser: com bom humor, liberdade e responsabilidade.
Vamos produzir uma reportagem (em texto ou audiovisual) sobre esses temas sempre que a nossa campanha arrecadar R$ 1.000 em novas doações recorrentes. E a nossa comunidade de apoiadores é quem vai escolher as pautas! Dá uma olhada aqui na lista dos assuntos que queremos discutir.
O valor que arrecadarmos vai remunerar as profissionais que realizam esse trabalho e todas as outras reportagens que AzMina já faz, além de ajudar com toda a estrutura por trás disso. Para a gente, é muito importante produzir conteúdo gratuito. Mas como podemos ampliar essa produção se as doações estão diminuindo? A conta não fecha. Apoie AzMina hoje – além de apoiar esse trabalho, ainda recebe recompensas massas em casa, dá uma olhada:
Em parceria com El Cabriton, The Feminist Tea e Herself, preparamos recompensas massas, que têm tudo a ver com o tema da campanha. Falamos mais sobre essas novidades aqui.