logo AzMina
15 de março de 2023

AzMina junta-se ao The Trust Project™ para promover notícias confiáveis

Oito indicadores de credibilidade ajudam o público a identificar o jornalismo qualificado e encorajar a responsabilidade e a integridade do noticiário

Em uma posição firme contra a enxurrada de desinformação que causa desconfiança e dúvida, a Revista AzMina implementou os oito indicadores de credibilidade do Trust Project para ajudar leitores a reconhecer facilmente notícias confiáveis. O veículo se junta a mais de 265 publicações comprometidos com um jornalismo socialmente responsável e transparente.

Informação de qualidade

“Desde 2015 nossa missão é a de dar ferramentas para que a sociedade enfrente as desigualdades de gênero e outras opressões por meio da informação de qualidade e independente. Implementar os indicadores de credibilidade do Trust Project é um passo importante nessa direção e estarmos orgulhosas de estar ao lado de outras publicações com esse mesmo padrão de integridade”, afirma Bárbara Libório, diretora de conteúdo da Revista AzMina.

AzMina passou por um extenso processo de 18 meses para implementar os oito indicadores de credibilidade – fortalecendo políticas, treinando funcionários e reestruturando seu site para maior transparência.

Os indicadores

Os oito indicadores de credibilidade são um padrão de integridade e responsabilidade amplamente aceito, desenvolvido pelo The Trust Project em colaboração com o público e organizações de notícias em todo o mundo. Os Indicadores ajudam as pessoas a saber quem e o que está por trás de uma determinada notícia por meio de divulgações sobre:

  • Melhores práticas (normas e políticas editoriais)
  • Experiência da jornalista
  • Rótulos de tipos de matéria
  • Referências por trás de argumentos
  • Métodos de reportagem
  • Expertise local e uso de fontes
  • Diversidade de vozes e perspectivas
  • Feedback acionável (engajamento público)

“Temos o orgulho de receber a Revista AzMina no Trust Project global. Seu compromisso com a precisão, inclusão, imparcialidade e responsabilidade ressalta o papel vital do jornalismo em todas as comunidades – e em toda a democracia”, disse Sally Lehrman, fundadora e diretora executiva do Trust Project. “Juntos, o Trust Project Network amplia o jornalismo baseado em integridade e retarda a disseminação de alegações falsas e enganosas em todo o mundo.”

Para saber mais sobre The Trust Project e os 8 Trust Indicators, visite www.thetrustproject.org

###

Sobre The Trust Project:

O Trust Project é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com uma rede global de organizações de notícias para afirmar e ampliar o compromisso do jornalismo com a transparência, precisão e inclusão. Os indicadores de credibilidade (Trust Indicators™, em inglês) são um padrão para notícias de natureza colaborativa e gerado pelos próprios jornalistas que ajuda as pessoas e os algoritmos a avaliar facilmente a autoridade e a integridade das notícias. Para saber mais, visite https://thetrustproject.org/faq.

Sobre Revista AzMina:

Criada em 2015, a Revista AzMina é um veículo jornalístico focado na cobertura de temas diversos com recorte de gênero. Nossos projetos e matérias informam e conscientizam cidadãos e lideranças sobre a importância de promover e proteger os direitos das mulheres, ampliam o autoconhecimento e a autoestima de mulheres e produzem evidências para mudanças voltadas à equidade de gênero e raça. Para saber mais, visite https://azmina.com.br/.

* As opiniões aqui expressas são da autora ou do autor e não necessariamente refletem as da Revista AzMina. Nosso objetivo é estimular o debate sobre as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Somos movidas por uma comunidade forte. Falta você!

AzMina ajudou a revolucionar a cobertura de gênero no jornalismo brasileiro nos últimos 6 anos. Com informação e dados, discutimos temas tabus, fazemos reportagens investigativas e criamos uma comunidade forte de pessoas comprometidas com os direitos das mulheres. Muita coisa mudou nesse meio tempo (feminicídio deixou de ser “crime passional” e “feminista” xingamento), mas as violências contra as mulheres e os retrocessos aos nossos direitos continuam aí.

Nosso trabalho é totalmente independente e gratuito, por isso precisamos do apoio de quem acredita nele. Não importa o valor, faça uma doação hoje e ajude AzMina a continuar produzindo conteúdo feminista que faz a diferença na vida das pessoas. O momento é difícil para o Brasil, mas sem a nossa cobertura, o cenário fica ainda mais tenebroso.

FAÇA PARTE AGORA