Como vocês sabem, quando o assunto é inovação e tecnologia, AzMina se anima logo. E se inovar envolve também a nossa comunidade de leitoras e leitores, a gente se joga mesmo. Em parceria com o Núcleo Jornalismo, nos últimos meses a nossa equipe se dedicou ao projeto Amplifica para construir uma ferramenta de escuta e interação social no Twitter.
Nesta segunda-feira, 11, para marcar a primeira fase de desenvolvimento do projeto, estamos disponibilizando ao público uma página especial para explorar as publicações e dados da nossa comunidade no Twitter.
A etapa beta contou com a participação de mais de 200 leitores e tuiteiros dos dois veículos e, depois de muitos ajustes e testes, chegou a hora de abrir a ferramenta para mais gente participar. Se você está no Twitter e curte o trabalho d’AzMina, clique aqui e se inscreva no Amplifica.
Nesta fase, construímos um painel para visualizar e conhecer melhor a nossa comunidade, descobrir o que falam e compartilham e assim acompanhar as discussões importantes para as nossas leitoras e o feminismo. A partir dele, extraímos quais termos estão sendo mais usados pela nossa comunidade, quais são as hashtags mais populares, os tweets em alta publicados pela nossa audiência e os links compartilhados.
E assim será possível nos aproximar da nossa audiência, ouvir o que realmente interessa, engajar diretamente com as pessoas que curtem o nosso trabalho e amplificar os assuntos importantes para a nossa comunidade.
Na segunda fase do projeto, além do aperfeiçoamento da ferramenta e análises, vamos promover a conversação entre as leitoras, enriquecer o debate e produzir reportagens que representam e façam ainda mais sentido para as nossas leitoras. Para isso, precisamos aumentar a nossa comunidade no AMPLIFICA.
O Amplifica foi o projeto parceria d’AzMina e do Núcleo selecionado pelo Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina. O projeto terá código aberto e poderá ser replicado por outras organizações.