O Instituto AzMina realiza, nesta sexta-feira (22), a segunda edição do Conexões PenhaS, projeto que a partir de rodas de conversa se propõe a levar para o presencial o ambiente de escuta, acolhimento e troca de informações sobre violência de gênero, tal qual já ocorre no aplicativo PenhaS, plataforma que há cinco anos se dedica ao acolhimento e ajuda a mulheres vítimas de violência. O momento será dedicado ao diálogo com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Walter Fusco, da cidade de Guarulhos.
“A gente sabe que violência e desigualdade de gênero se enfrenta e previne com educação, conscientização, compartilhamento de informação de qualidade, e nenhum espaço pode ser melhor para conduzir esse processo do que dentro da escola, com jovens em fase de amadurecimento. São aspectos como esses que fazem essa edição do Conexões PenhaS em Guarulhos ser ainda mais especial”, destaca Mari Leal, gerente do PenhaS.
O objetivo da segunda edição é colocar na roda temas relacionados ao enfrentamento à violência, assim como o papel da escola e das tecnologias no processo de formação coletiva. O Conexões PenhaS edição Guarulhos conta com o apoio da Cummins Brasil.
“A Cummins vem trabalhando fortemente no Programa Cummins Powers Women que aborda várias áreas cruciais para o empoderamento feminino, como educação, segurança pessoal, empoderamento econômico e direitos legais voltados às meninas e mulheres das nossas comunidades, e a parceria com a Azmina certamente fortalece ainda mais nosso programa”, afirma Andressa Camargo, líder do programa CPW na Cummins Brasil.
O Instituto AzMina acredita que as rodas de conversa são oportunidades únicas para compartilhar histórias, oferecer suporte a meninas e mulheres, além de discutir estratégias efetivas para enfrentar a violência contra a mulher considerando as especificidades dos ambientes, regiões e territórios. “Teremos a oportunidade de, mais uma vez, despertar a atenção para o direito das meninas e das mulheres de viverem em mundo sem violência. Olhando para o PenhaS, é também a oportunidade de construir mais conexões além do app”, completa Leal.
SOBRE O PENHAS
O PenhaS é um aplicativo gratuito e que funciona em todo o Brasil como espaço de acolhimento e ajuda a mulheres vítimas de violência. Por meio da tecnologia, as usuárias podem compartilhar suas vivências, receber orientação e informação de qualidade e encontrar, em um único lugar, funcionalidades que auxiliam na quebra do ciclo da violência.
A plataforma oferece funcionalidades diversas, amparadas nos pilares ACOLHIMENTO, INFORMAÇÃO e AJUDA, entre elas o Manual de Fuga, mapa de pontos de apoio, botão de pânico, cadastro de guardiões, botão de discagem direta para a polícia, assim como recurso de gravação para produção de provas e atendimento sigiloso, com profissionais treinadas para o atendimento a mulheres em situação de violência.